quarta-feira, 20 de março de 2013

39ª Reunião ordinária da CIR foi realiza nesta quarta-feira, 20


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, a 39ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional-CIR. O evento foi conduzido pelo Coordenador do colegiado, Vicente de Paula, e contou, também, com a participação do gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, e dos gestores que compõem a 6ª Região de Saúde, dentre eles, Tereza Mesquita, de Pau dos Ferros, e, também, técnicos da VI Ursap que fazem parte da CIR.  

Em função de não haver quórum regimental para deliberar pactuações, alguns itens da pauta foram transferidos para o próximo encontro do colegiado, dentre eles, a inclusão do município de Patu no PDR da 6ª Região de Saúde, e a definição dos representantes da CIR para fazer um diagnóstico dos problemas do Hospital Regional de Pau dos Ferros, junto à direção daquela unidade de urgência e emergência em saúde.

Durante a reunião, ficou definido o Grupo Regional que servirá de referência para a PPI. Os membros são Gutemberg Damião (VI Ursap), Neuman Azevedo (José da Penha) e Eliza Garcia (Doutor Severiano).

Como item da pauta, a enfermeira, Coely Regina, reforçou o convite para que os municípios inscrevam servidores no curso de capacitação para as equipes de estratégia de saúde da família, que será ministrado pela Sesap, em parceria com a UFRN, no mês abril.  

Ainda como parte da programação, a CIR recebeu a visita do professor da UFPB, Dr. Eymard Mourão de Vasconcelos, que, de forma resumida, fez um retrospecto das lutas incansáveis dos Movimentos Sanitários, desde a década de 70, com grande participação popular, que serviram de inspiração para o advento do SUS na Constituição Federal de 1988.

Segundo o professor, o excesso de normas, que provocam nascimento das ervas daninhas da burocracia e tecnocracia e que faz máquina administrativa emperrar, contribuem para que os profissionais percam a vibração, o amor e o desejo de se entregarem de corpo e alma em defesa do sistema. “O SUS avançou, as conquistas são perceptíveis, mas ainda falta espiritualidade, falta alma, mais acolhimento e humanização no trato com a saúde das pessoas”, disse o professor Eymard.          

Outros temas discutidos na reunião versaram sobre o Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS), posto que muitos municípios ainda não enviaram ao Conselho; SIOPS- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, que diversos municípios não transmitiram os dados; e resultado de exames da Água que se encontram disponíveis no Laboratório Central Referência Regional-LACERR.

Como tema extra pauta, Jaqueline Sampaio, responsável pelo programa de Saúde do Trabalhador, informou que, nos próximos dias, será ministrado, na sede da VI Usarp, um curso nessa área específica para oito municípios da 6ª Região e, ainda, qualificação para os membros dos Conselhos Municipais de Saúde.

A próxima reunião ordinária da CIR, a 40ª edição, está agendada para o dia 23 de abril, uma terça-feira.    






Nenhum comentário:

Postar um comentário