sexta-feira, 15 de março de 2013

Hospital Walfredo Gurgel busca certificação como hospital de ensino


Com base na Portaria Interministerial nº 2.400 de 02 de outubro de 2007, do Ministério da Saúde (MS) e da Educação, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWMG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), dá início, a partir deste mês, a um processo de cooperação setorial, visando à adesão ao Projeto de Unidades Hospitalares como Hospital de Ensino. Até lá, no entanto, várias etapas terão de ser cumpridas. A primeira, diz respeito à coleta e a organização de uma série de documentos (que serão fornecidos por vários setores do hospital) e, posteriormente, enviados àambos os Ministérios.

A proposta do Projeto foi apresentada à direção do hospital pelos acadêmicos do sétimo período do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na última terça-feira (12). Parceira do HMWG a UFRN também estuda a integração ao Projeto através do livre acesso à biblioteca do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para pesquisa e consultas de livros, artigos, ensaios e demais obras da área médica, sempre que necessário.

Dentre as exigências de ambos os órgãos federais para a provação da certificação estão: a adesão de preceptores, alunos e chefes ao projeto e a comprovação da existência de comissões como o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), de Transplantes e de Captação de Órgãos.

Assim que toda a documentação do hospital estiver completa, o pedido será enviado à Brasília. A partir daí, caso haja a pré-aprovação documental, uma visita será agendada por um grupo de certificadores que virão à Natal e farão a verificação in loco de todas as informações prestadas pelo hospital. Tanto o envio dos documentos quanto a visita dos técnicos ainda não tem data para acontecer.

A aprovação do projeto também prevê a liberação de recursos financeiros, tecnológicos e de gestão, visando a melhoria na assistência, na administração, no ensino e na pesquisa.

Para a diretora geral, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, "esta certificação servirá para que o Walfredo Gurgel seja formalmente reconhecido como a maior fonte de ensino na área da saúde em todo o RN. Muitos dos pré-requisitos nós já preenchemos. Falta somente a melhor organização de alguns serviços", afirma.
    
Para saber mais sobre o projeto, o NEP disponibiliza o e-mail hospitaldeensino.hmwg@hotmail.com através do qual será possível esclarecer dúvidas e receber informações atualizadas sobre o andamento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário