quinta-feira, 4 de abril de 2013

VI Ursap realizou reunião preparatória para 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza


Foi realizada na manhã de terça-feira, 02, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião preparatória da 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O evento, coordenado pela enfermeira Eliana Fixina, responsável pelo Programa de Imunização, foi destinado aos técnicos responsáveis pelas salas de vacinas e coordenadores dos PNI´s dos 37 municípios jurisdicionados à VI Ursap.

Este ano,  a campanha será realizada de 15 a 26 de abril, com o dia de mobilização nacional (‘Dia D’) marcado para o sábado (20). Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, a campanha abrange todos os estados do País e o Distrito Federal.

A vacina tem os três tipos de vírus que mais circularam no inverno: Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B. 

A  meta é atingir 39,2 milhões de pessoas em todo o Brasil, com o objetivo de evitar a propagação do vírus da influenza, principalmente entre os grupos prioritários, que compreendem crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independentemente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, ainda, às pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.

O Ministério da Saúde pretende reforçar a vacinação aos grupos portadores de doenças crônicas e às mulheres no período puerpério (com 45 dias após o parto), inclusive sugerindo que estados e municípios criem  métodos de busca ativa dos públicos prioritários.

De acordo com a enfermeira Eliana Fixina, “a proposta é diminuir o acometimento da gripe, minimizando, sobremaneira, as complicações desse agravo respiratório”.

No Rio Grande do Norte, deverão ser vacinadas 585.435 pessoas. Aqui na região do Alto Oeste potiguar (37 municípios) 44.900 estão inseridas nos grupos prioritáriosSó em Pau dos Ferros serão disponibilizadas 4.916 doses. Já em Viçosa, apenas 274 pessoas estão dentro dos critérios.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário