terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sesap confirma renovação de parceria com o Hospital Universitário 'Ana Bezerra'

O secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Leite Fonseca, sinalizou positivamente à continuidade da parceria para cessão de servidores ao Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), situado no município de Santa Cruz e com abrangência a toda região Trairi do Rio Grande do Norte. Na tarde de ontem (02), o secretário Luiz Roberto Leite Fonseca, após reunião com a superintendente do HUAB/EBSERH, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim Costa, assegurou a manutenção do apoio.

Atualmente, a Sesap possui quatro servidores cedidos ao Hospital Ana Bezerra, o que tem contribuído para o atendimento das demandas materno-infantil do SUS na região do Trairi. A superintendente acredita que a renovação da parceria vai possibilitar melhorias na assistência humanizada de qualidade para a região do Trairi e adjacências, representando um importante papel formador de Recursos Humanos na área de saúde. O hospital tem residência médica e estágio em medicina na área materno-infantil.

Com a implantação da nova gestão de hospitais universitários, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), passa por importantes transformações. Atualmente, realiza uma média de 130 partos por mês e conta com 53 leitos habilitados pelo SUS. Com a conclusão da reforma, que atualmente está com 70% concluído, passará a ter mais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Ao confirmar a pactuação com o Hospital Ana Bezerra, o secretário Luiz Roberto exaltou a importância da unidade para o sistema materno-infantil do Rio Grande do Norte, principalmente agora com a administração da EBSERH. A perspectiva agora é de aumento da capacidade de resposta e da capacidade de complexidade do Ana Bezerra.

“Essa pactuação é importante tanto para os municípios no entorno de Santa Cruz como para o próprio Estado que vão poder pactuar pacientes da obstetrícia de médio e alto risco para o hospital de Santa Cruz, diminuindo consequentemente a pressão sobre os hospitais de Natal, principalmente a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Santa Catarina”, disse o secretário. Com a parceria, a Sesap segue uma orientação do Ministério da Saúde, de descentralização de serviços, e cria cinturões de retaguarda em volta dos grandes centros de Natal e Mossoró, uma vez que terá, no interior do Estado, o surgimento de um serviço com alta complexidade e alto grau de resolutividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário