terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sesap discute Educação Permanente em Saúde

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido na manhã desta última segunda-feira (24), com representantes da Comissão Integração Ensino e Serviço (CIES), órgão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para discutir a Política de Educação Permanente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

A comissão – composta por representantes da Subcoordenadoria de Capacitação da Sesap, Articulação Nacional de Educação Popular de Saúde, Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Cosems), entidades representativas dos trabalhadores do SUS, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESC/UFRN), UERN, Escola Técnica Estadual, escolas técnicas de enfermagem públicas e particulares e Escolas Técnicas do SUS (ET-SUS) – apresentou ao secretário as dificuldades enfrentadas pelo grupo, apesar da reconhecida importância da educação permanente para o fortalecimento da gestão do trabalho.

“A necessidade de aprendizado e treinamento em serviço é o que deixa o servidor preparado para atuar no dia a dia do trabalho. Pretendemos estabelecer prioridades na tramitação desses processos de educação permanente, porque sabemos que com a qualificação dos servidores o atendimento aos usuários do SUS pode ser mais digno”, disse o secretario estadual.

Ficou estabelecido que uma nova reunião será marcada para que sejam elencados os entraves que dificultam a utilização de recursos garantidos pelo Ministério da Saúde para a Educação Permanente no Rio Grande do Norte, além da criação de um plano de ação para resolução dos problemas. “É um interesse prioritário dessa gestão investir na Educação Permanente”, concluiu Luiz Roberto.


O CIES, criado pela Portaria GM/MS nº 1996, de 20 de agosto de 2007, tem por finalidade participar da formulação, condução e desenvolvimento da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, com base nos princípios do trabalho coletivo e gestão colegiada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário