quarta-feira, 26 de março de 2014

Sesap realizou Curso sobre o Uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites


A capacitação teve como objetivo atualizar e formar novos multiplicadores

Três representantes da 6ª Região de Saúde participaram do evento


Foi realizado no período de 18 a 21 de março, na UFRN, em Natal, o I Curso de Capacitação para Multiplicadores do Uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica para o Estado do Rio Grande do Norte, realizado pelo Programa Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Programa Estadual Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e demais parceiros institucionais. 

Segundo a responsável técnica do Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, da Coordenadoria de Promoção a Saúde (Sesap), o curso tem como objetivo de atualizar e formar novos multiplicadores envolvendo outros atores fundamentais para o processo de replicar esta capacitação aos municípios.

“O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita”, diz Cristina. “Sendo assim, verifica-se a necessidade de que as equipes de Atenção Básica realizem os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais”, adiantando que esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil.

Cristina enfatiza que se torna imprescindível incorporar a testagem rápida com acolhimento e aconselhamento das mulheres gestantes e suas parcerias sexuais em caso de resultado reagente na primeira consulta do pré-natal, instrumentalizando-as quanto aos seus direitos, decisões e possíveis impactos na sua saúde sexual e saúde reprodutiva, garantindo respeito, sigilo e confidencialidade.

Para cumprir um cronograma de trabalho, o Programa Estadual de DST Aids e HV pretende envolver para este momento as regionais de saúde na perspectiva de serem responsáveis pelo repasse desta capacitação aos 167 municípios  no período de 01 de abril a 30 de maio.


A 6ª Região de Saúde enviou três representantes para participar do evento. Eles atuarão como multiplicadores no Alto Oeste Potiguar: Zumira Ferreira, técnica articuladora da VI Ursap, Caio Oliveira, da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, e Maria Aquino, do município de São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário