quinta-feira, 28 de agosto de 2014

II Encontro: Monitorando a gestão da sesap: uma análise da programação


Os coordenadores, gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) analisaram, nesta quinta-feira (28), as últimas ações realizadas pelo órgão e apresentaram as metas a serem atingidas nos últimos meses do ano. O encontro, denominado "Monitorando a gestão da Sesap: uma análise da programação" acontece, até às 17h, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde (CPCS), com objetivo de socializar e analisar as ações da Pasta, dentro das diretrizes do Plano Estadual de Saúde 2012-2015.

"Pretendemos definir as metas que ainda serão possíveis de serem alcançadas na atual gestão, considerando que estamos em um final de governo, em que precisamos fazer o monitoramento profundo da nossa agenda estratégica e do orçamento disponível", explicou Terezinha Rego, coordenadora de Planejamento da Sesap.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, lembrou que nestes últimos meses de gestão, mesmo que todas as metas traçadas não tenham sido atingidas, o sentimento deve ser de empenho e compromisso. "Essa é mais uma oportunidade de discutir de forma macro o trabalho da Secretaria. É o momento de avaliar o que cada setor está fazendo. Precisamos lembrar que fizemos o melhor possível dentro das condições que nos foram ofertadas, numa gestão pautada na competência técnica e na dedicação integral dos seus gestores e servidores", disse o secretário.

Nos meses de setembro e outubro serão feitas oficinas para fechar a programação anual das unidades hospitalares para 2015 em relação à compra de medicamentos e gêneros alimentícios, além de oficinas com as unidades regionais de saúde pública (Ursap’s), no mês de novembro, para validação e pactuação das listas do Registro Nacional de Medicamentos (RENAME).

A Coordenadora de planejamento da Sesap, Terezinha Rego, explicou que ações de melhoria da conectividade irão otimizar a interação entre as unidades do estado, refletindo positivamente na regulação dos serviços. "A aquisição de fibra ótica vai estruturar a conectividade entre as unidades de saúde na Região Metropolitana, além das melhorias na comunicação via internet das unidades da Sesap no interior".

Luiz Roberto Fonseca ressaltou que neste momento de dificuldades financeiras vivenciadas pelo Estado, o trabalho deve ser focado em medidas de gestão que possibilitem a Sesap manter uma assistência digna à população.

"O gestor público precisa ser justo para tomar atitudes de responsabilidade com o bem público, mesmo que às vezes as ações possam sofrer resistência, principalmente quando significam mudanças profundas de paradigma em prol da correção de distorções históricas", disse Luiz Roberto, ao lembrar progressos como a habilitação de mais de 100 leitos de terapia intensiva, sendo 66 deles no último ano, a reforma de mais de 200 leitos de retaguarda, a racionalização dos plantões eventuais e a implantação do registro eletrônico do ponto.

A Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) pretende, até o mês de dezembro, habilitar mais 21 leitos de UTI em hospitais estaduais, bem como implantar 180 leitos de atenção domiciliar, sendo 60 em Ceará-Mirim e 120 em Mossoró.

Participam do evento o secretário adjunto da saúde, Marcelo Bessa, além de gestores e técnicos das coordenadorias de Planejamento, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde (CPCS), Promoção em Saúde (CPS), Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Sistema Estadual de Auditoria (SEA), Administração (COAD) e Orçamento e Finanças (COF). Da VI Ursap, prestigiaram o encontro, o gerente, Temístocles Maia, e Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Nizarene Queiroz. 

Para o mês de novembro está previsto um novo encontro para apresentação final dos objetivos alcançados pela gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário