quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sesap/Cosems promove Congresso e Seminário para discutir ‘Avanços e Enfrentamentos do Sus’

Diversos gestores e técnicos da 6ª Região de Saúde participam do evento

Começou nesta quarta-feira (20) e se estenderá até a sexta (22), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, o XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN e o III Seminário de Educação Permanente do RN, com o tema central, “SUS 25 anos: Avanços e Enfrentamentos”.  

O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), terá como objetivo proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões através da troca de experiências, subsidiando a tomada de decisões da gestão do SUS nos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.

Na solenidade de abertura, que acontece a partir das 19 horas no auditório principal do Hotel Praiamar, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, fará apresentação sobre financiamento e aplicação de recursos na saúde, além de expor os desafios e perspectivas para o setor, tratando de questões como autonomia financeira e alternativas de gestão.

Durante a abertura do congresso também participarão: a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o prefeito municipal do Natal, Carlos Eduardo Alves, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi, a diretora do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Izabel Senra e a presidenta do Cosems-RN, Salete Cunha.

Ao longo de três dias o congresso reunirá aproximadamente 700 participantes entre eles: prefeitos, secretários, técnicos municipais/estaduais, estudantes e expositores nacionais especialistas no SUS. O XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte finalizará suas atividades na sexta-feira (22) com a construção da ‘Carta de Natal’, que será elaborada de acordo com as discussões realizadas no evento e trará os principais desafios a serem enfrentados no SUS potiguar.

Da 6ª Região de Saúde, no Alto Oeste potiguar, além do Diretor da VI Ursap, Temístocles Maia, técnica Nara Cley, Secretária da CIR, Betânia Fontes, a Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Nizarene Queiroz, Cordenadora da Saúde do Trabalhador, Jaqueline Sampaio, também estão participando do evento diversos Secretários de Saúde. Dentre estes, Luís Marcos (Coronel João Pessoa), Edilma Souza (Água Nova), Netinha Rêgo (Riacho da Cruz), Neuman Azevedo (José da Penha/São Francisco do Oeste), Desirre Ferreira (Rafael Fernandes), Ângela Vilma (Major Sales), Gledson Dias (Venha Ver) e Maria Rita (Almino Afonso) e, ainda, o enfermeiro Glériston Vieira, técnico das Secretarias de Saúde de José da Penha e Água Nova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário