quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Técnicos e gestores da saúde do RN discutem Política de Educação Permanente no SUS

Como parte da programação do XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, que acontece de 20 a 22 de agosto no Praiamar Hotel em Natal, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove um seminário com a finalidade de discutir com os profissionais, gestores municipais e sociedade civil a Política de Educação Permanente, praticada no estado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 150 pessoas estão participando.

Diversos gestores da 6ª Região de Saúde – composta por 37 município do Alto Oeste potiguar – estão participando do evento como, também, o gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, técnicos e outros profissionais da Unidade Regional de Saúde, sediada em Pau dos Ferros.

No primeiro dia dos trabalhos, Jô de Oliveira, técnica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) do Ministério da Saúde falou sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde implementada em 2007, através portaria ministerial nº 1.996, e das atribuições das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) dentro do processo de atualização contínua dos profissionais de saúde.

Após a apresentação de Jô de Oliveira, Analéa Ribeiro, técnica responsável pela Subcoordenadoria de Capacitação da Sesap, abriu um debate sobre a condução regional da CIES estadual.

O colegiado que conduz a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no estado funciona como Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e tem como principais competências participar da construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde nas oito Regiões de Saúde, articular junto às instituições de ensino parceiras e aos gestores estratégias para formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, assim como analisar as solicitações de cursos e implantação de projetos no âmbito da educação permanente.

Analéa Ribeiro explicou que “a CIES está implantada no estado há quase dez anos, no entanto ainda estamos em processo de consolidação e fortalecimento, sobretudo nas instâncias regionais. Até o momento apenas a 2ª Região de Saúde tem a sua Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço implantada, as demais ainda estão em processo de construção”.

No período da tarde, os representantes das Regiões de Saúde e técnicos da Sesap se reuniram para analisar o processo de implantação das CIES regionais e construir seus planos de atuação.
Na sexta-feira (22) a programação trará para o debate o tema Regionalização x Descentralização: potencialidades e fragilidades do processo de educação permanente. Com análise da situação em níveis nacional, estadual e municipal. Os trabalhos acontecem das 8h às 9h da manhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário