quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Profissionais da Sesap inauguram novo canal para debater o SUS

Trazer para o debate as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) de uma forma atraente e descontraída, utilizando a metodologia das rodas de conversas itinerantes. Com essa proposta, 11 profissionais que integram o corpo técnico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) começaram a desenvolver na manhã desta quinta-feira (18) o projeto “Café com Ideias – Integrando o processo de construção do SUS”, um encontro envolvendo pesquisadores do SUS, profissionais de saúde e das Defensorias Públicas do Estado e da União.

No primeiro encontro, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Unifacex, Ana Tânia Sampaio e Roberval Pinheiro, debateram com os presentes os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde, trazendo como destaque à judicialização do direito a saúde e o programa SUS Mediado que, através de uma parceria entre Defensoria Pública, Procuradorias Estadual e Municipal e Secretarias de Saúde do Estado e Municípios, criam juntos mecanismos extrajudiciais para resolução de conflitos em ações de saúde, beneficiando gestores da saúde, operadores do direito e cidadãos no RN. 

A proposta do Café com Ideias surge do trabalho de conclusão de curso desses profissionais da Sesap e SMS Natal que estão fazendo uma especialização no Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. “Como retorno a sociedade tivemos a iniciativa de provocar esse espaço para debater junto a profissionais, gestores e estudantes os maiores entraves e gargalos do SUS. A ideia é levar essa roda de conversas para outros espaços, de forma itinerante. Nesse primeiro momento iremos realizar três encontros no auditório do Complexo Estadual de Regulação da Sesap, no 1º andar do prédio central” explica a especializanda e Coordenadora do Complexo Estadual de Regulação, Maria da Saudade Azevedo. 

Os próximos encontros acontecem no dia 25 deste mês de setembro, com a temática “A integralidade como direito a judicialização” e no dia 02 de outubro quando será discutido o tema “Todos os entes são plenos e a quem compete à responsabilidade sobre o SUS”. A programação acontece sempre das 8h30 às 12h. 

De acordo Walmira Guedes, especializanda e subcoordenadora do Complexo Estadual de Regulação da Sesap, os debates serão disponibilizados em vídeo no site da Sesap e há uma proposta de se tornar um canal fixo para se discutir os problemas e soluções do SUS.


Participaram ainda do debate, a coordenadora de Planejamento da Sesap, Terezinha Rego, a procuradora do estado e uma das representantes do SUS Mediado, Adriana Torquato, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé, membros das Defensorias Públicas do Estado e da União e profissionais da Sesap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário