quarta-feira, 1 de outubro de 2014

VI Ursap promoveu reunião sobre a Rede de Assistência a Pessoa com HIV/AIDS no Alto Oeste

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, na VI Unidade Regional de Saúde Pública,  sediada em Pau dos Ferros, uma reunião técnica que teve como objetivo retomar a discussão sobre a Rede de Assistência a Pessoa com HIV/AIDS na 6ª Região de Saúde.

O encontro, que foi coordenado por Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, contou com a presença do gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, técnicos da Unidade Regional, por meio representantes do Programa DST/AIDS, e, ainda, profissionais da Secretária Municipal de Saúde e do Laboratório Regional.

Para Temístocles Maia, a reunião visou “definir o fluxo de coleta de exames de CD4 e Carga Viral, em Pau dos Ferros, para os pacientes em tratamento da AIDS no Alto Oeste potiguar a partir do dia 29 de outubro”, destacou, acrescentando que o tema será item da pauta de pactuação na próxima reunião da CIR. Ele também frisou que para que o serviço funcione de forma eficaz é preciso que o Serviços de Atenção Especializada (SAE) do município cumpra sua finalidade.

Ainda de acordo com Temístocles, atualmente, esse público está se deslocando para o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, para realizar o procedimento.

Já a técnica da Sesap, Cristina Lins, explica que, num passado recente, existia o conceito que a doença era monopólio de um determinado grupo de risco, mas que esse rótulo mudou.  “O vírus HIV poderá acometer qualquer pessoa com vida sexual ativa e que possui uma cultura de não usar o preservativo e, ainda, alimenta o receio em fazer o teste”, pontuou.

Segundo Cristina Lins, “a Sesap vem investindo na capacitação de profissionais e infraestrutura dos SAEs e, também, dos hospitais. Além disso, estamos implantando testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais em todas as maternidades do estado para reduzir a transmissão vertical do vírus, que ocorre da mãe para o bebê no parto e amamentação, e também temos incentivado os municípios a realizar a ação ‘Fique Sabendo’ em todos os seus eventos”, concluiu.

Atualmente, a rede estadual para diagnóstico do HIV e assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids conta com 14 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), localizados nos municípios de Natal (1), Mossoró (1), Santa Cruz (2), São José de Mipibú (1), Macaíba (2), São Gonçalo (1), Caicó (1), Pau dos Ferros (1) e Parnamirim (2), além de negociações para implantação de mais um em Assú, ainda em 2014. A rede também dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Mossoró, e dois hospitais de referência, Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário