quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Central de Transplantes do RN realiza captação de múltiplos órgãos de pau-ferrense que faleceu em hospital de Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Central de Transplantes do RN, conseguiu realizar na manhã desta quarta-feira (26) mais uma captação de múltiplos órgãos para doação. O procedimento aconteceu no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

A doação vai beneficiar quatro receptores, sendo dois no RN e mais dois em outros estados. Os rins serão transplantados em Natal; o fígado seguiu para o estado do Ceará; e o coração foi encaminhado para o Banco de Válvulas Cardíacas em Curitiba, no Paraná.

De acordo com Artenise Revoredo, coordenadora da Central de Transplantes, todo o procedimento só foi possível graças a um esforço conjunto da direção do hospital, Sesap e Governo do Estado. “Quando soubemos do potencial doador, a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) entrou em contato com a família, que permitiu a doação. O Governo do Estado disponibilizou seu avião e, imediatamente, a equipe da Central foi para Mossoró e conseguimos realizar todo o procedimento com sucesso. É importante também destacar o apoio e empenho da direção do hospital em todo esse processo”, disse.

Os órgãos doados foram da pau-ferrense Helena Elijose de Lucena Lima (‘Gracinha’), que teve morte cerebral naquela unidade hospitalar após ser acometida por um AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário