sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Hospital Santa Catarina realiza primeira captação de órgãos em 13 anos

Na manhã de ontem, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou no Hospital Santa Catarina a primeira captação de órgãos, naquela unidade hospitalar, em 13 anos. Foram captados rins e córneas que serão transplantados em pacientes no RN. O doador possuía 50 anos e sofreu uma encefalopatia anóxica (falta de oxigênio no cérebro) após uma parada cardíaca.

De acordo com Marcelo Bessa, enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO), vinculada à Central de Transplantes do RN, “a doação é um ato de solidariedade, capaz de salvar vidas. Para isso, é fundamental que as pessoas comuniquem às suas famílias, em vida, sua intenção de doar”. Ele explica que além do trabalho de conscientização quanto à importância da doação junto à sociedade em geral, a OPO realiza ações de sensibilização com os profissionais dos hospitais, para que notifiquem casos de morte encefálica.

Em 2014, o Rio Grande do Norte contou com 14,5 doadores efetivos por milhão de população (pmp), número acima da média nacional, que, nesse mesmo período, foi de 13,5 doadores pmp. Além disso, o quantitativo de doadores no RN cresceu quando comparado ao ano de 2013, quando houve 13,9 doadores pmp.

Outro número que merece destaque no RN é o de transplantes de rim: Em 2014 foram realizados 65 transplantes de rim, enquanto que em 2013 foram realizados 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário