quinta-feira, 16 de abril de 2015

Curso pioneiro a distância irá capacitar profissionais de saúde

O primeiro curso de Educação a Distância (EaD) sobre a suplementação de vitamina A foi lançado oficialmente no início do mês de abril pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), destinado a atualizar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica sobre a importância da suplementação da vitamina A na promoção da saúde e prevenção de agravos.

De acordo com Erika Melo, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Sesap, o curso é o primeiro do Brasil a utilizar a plataforma do Telessaúde Brasil Redes, numa parceria da Sesap e Secretaria de Educação a Distância (Sedis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “O curso é gratuito, com um total de mil inscrições disponíveis para os profissionais de saúde que se interessarem. Tem carga horária de 30 horas, está divido em três módulos e para os que conseguirem 70% de aproveitamento nas atividades propostas, será emitido certificado de curso de extensão concedido pela UFRN”, explicou Erika.

Para fazer a inscrição é preciso acessar o site autoinstrucional.sedis.ufrn.br e fazer o cadastro indicando nome completo, e-mail e CPF. O curso estará disponível durante um ano e poderá ser realizado por qualquer profissional de qualquer parte do Brasil e até mesmo de outros países, como o caso dos profissionais do Programa Mais Médicos, já que a suplementação de vitamina A não é encontrada nos seus países de origem.

“Pela forma inovadora deste curso poderemos capacitar um número bem maior de profissionais quando comparamos com os anos anteriores, que em média eram 400 profissionais/ano”, disse Erika Melo.

O curso trata principalmente sobre a alimentação saudável, quais são os alimentos fontes de vitamina A, como podemos detectar a carência da vitamina A em um indivíduo e sobre a importância desta vitamina para crianças de 06 a 59 meses de idade e de puérperas no pós-parto imediato (ainda na maternidade), além de orientar os profissionais de saúde sobre o registro das informações na caderneta da criança e da gestante e inserção dos dados no sistema virtual do Ministério da Saúde.

A expectativa é que novos cursos, utilizando a mesma plataforma, sejam desenvolvidos, tratando sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e sobre a Rede de Doenças Crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário