sábado, 18 de abril de 2015

VI Ursap promoveu reunião para Avaliação e Monitoramento das Ações do Programa de Controle da Tuberculose

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, com sede em Pau dos Ferros, realizou, na manhã dessa sexta-feira, 17, uma reunião para Avaliação e Monitoramento das Ações do Programa de Controle da Tuberculose. O evento, promovido pelo Núcleo Técnico da VI Ursap, foi destinado aos coordenadores municipais do PCTb dos 37 municípios da região do Alto Oeste potiguar.   

O objetivo do encontro foi avaliar as ações executas em 2014 e programar as deste ano como, também, fazer com que os profissionais aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos. A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença, que é curável em 100% dos casos se tratada adequadamente.

Tuberculose

É uma doença causada por uma bactéria que ataca, principalmente os pulmões, mas pode, também, ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro.

Sintomas

Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário