terça-feira, 26 de maio de 2015

6ª Região de Saúde realizou a 59ª reunião da CIR

Mesmo sem o quórum regimental - metade mais um dos membros do colegiado - que seriam 19 secretários municipais de saúde, com prerrogativas para deliberar itens da pauta, foi realizada na manhã desta terça-feira, 26, no auditório da VI Ursap, em Pau dos Ferros, a 59ª Ordinária da Comissão Intergestores Regional.

O evento foi conduzido pela Coordenadora do colegiado, Socorro Araújo, Secretária de Saúde de Lucrécia, o vice, Thiago Figueiredo, gerente da VI Ursap, e acompanhado pela apoiadora institucional para a 6ª Região, enfermeira Ivana Fernandes, da Sesap, e contou com as presenças dos Coordenadores da unidade regional, Suzete Queiroz (Núcleo Técnico), e José Filho (Recursos Humanos).

Como tema principal para pactuação, constava o Serviço Móvel de Urgência de Pau dos Ferros, que corre sério risco de ter o trabalho descontinuado no município e na região, em função do alto custo para se manter, e, ainda, em virtude da iminência de terminar o processo seletivo que contratou profissionais, prazo que se encerra no próximo dia 02 de julho. A gestão pau-ferrense, que estava representada pelo prefeito Fabrício Torquato,  alega que está bancando tudo sozinho e, em função disso, busca celebrar parceria com outras cidades para sua manutenção.

Já a Coordenadora Geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, destacou que a gestão é tripartite e o Estado e a União já cumprem sua parte com aquisição e manutenção de ambulância, fardamento, medicamentos e capacitação dos profissionais.

Na oportunidade, o Coordenador de Regulação do SAMU/RN, médico Ivan Cardoso, fez uma apresentação didática de como funciona o Serviço Móvel, tanto o básico, quanto o avançado.

Durante o encontro, que também foi prestigiado pela vice-prefeita de Pau dos Ferros, Zélia Leite, o Presidente da Câmara, Gilson Rêgo, vereadores Gugu Bessa e Renato Alves, todos os participantes foram unânimes ao afirmar que o SAMU é muito importante para a região e tem de ser encontrada uma solução para o problema, nem que seja retirando recursos da PPI direcionados ao Hospital Regional Cleodon Carlos para o fechamento de escalas de plantão.

Houve, também, quem questionasse o porquê de todos os municípios do Estado da Paraíba receberem recursos do Governo Federal para arcar com despesas do SAMU, e o RN se encontrar distante dessa realidade.

Ao final, foi formada uma comissão que avaliará, num curto espaço de tempo, a situação dos municípios num raio de até 50 km de distância da base descentralizada e, em seguida, será marcada uma reunião extraordinária do colegiado com o intuito de firmar a pactuação, desde que haja quórum qualificado para isso, com aqueles que se dispuserem.

Na reunião ainda foram abordados assuntos relacionados à Campanha da Influenza e sobre a Capacitação em teste Rápido para HIV, Sífilis, Hepatite Virais e Fluido Oral.




Veja mais fotos AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário