quarta-feira, 29 de julho de 2015

6ª Região de Saúde realizou a 60ª Reunião Ordinária da CIR

Foi realizada na manhã dessa terça-feira, 28 de julho, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, a 60ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional, destinada aos gestores dos 37 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde e técnicos da unidade que são integrantes da CIR. O evento foi conduzido pela Coordenadora do colegiado, Socorro Araújo, Secretária de Saúde de Lucrécia, e o vice, Thiago Figueiredo, gerente da VI Ursap.

O encontro foi prestigiado pelos técnicos da Sesap, Nilda Gomes e Lucas Paiva, apoiadores da 6ª Região, e os Coordenadores da unidade regional, Suzete Queiroz (Núcleo Técnico) e José Filho (Recursos Humanos).

Na pauta, como tema para pactuação, discutiu-se a redefinição dos recursos das Cirurgias Eletivas. Por não se chegar a um consenso, foi marcada uma reunião na segunda-feira, 03 de agosto, com a Câmara Técnica e gestores para avaliação de novos valores per capita dos procedimentos.

Outro assunto debatido no encontro versou sobre o número crescente de animais domésticos, como cães e gatos, circulando em Pau dos Ferros, inclusive no Hospital Regional Cleodon Carlos, sem ter um Centro de Zoonose para abrigá-los. A Secretária de Saúde de Pau dos Ferros, Patrícia Leite, que trouxe o tema ao debate, disse que não sabe o que fazer com os animais e pediu ajuda para resolver o problema.

A técnica da VI Ursap, Raimunda Brito, falou que no município existe um grupo abnegado ‘Unidos pelas Patinhas’ que, dentro de suas possibilidades e limitações, procura acolher e cuidar de animas e até chegaram a enviar alguns para Apodi, mas que a ONG de lá não comporta mais e já começou a devolver. A CIR ficou de enviar um documento à ONG de Apodi solicitando informações acerca dos procedimentos a serem adotados.

No encontro de hoje, também houve a indicação do Secretário de Riacho da Cruz, Temístocles Maia, para ocupar o cargo de vice-presidente suplente da 6ª Região junto ao COSEMS.

Na pauta, ainda foi abordado o tema imunização pela técnica Eliana Fixina, que cobrou, mais uma vez, a implantação dos computadores nas salas de vacina como, também, a assiduidade na alimentação do sistema. Mesmo com atraso, dos 39 municípios do RN que implantaram o sistema, 20 pertencem à 6ª Região, declarou. Elaina também falou sobre a Campanha Nacional de Pólio e Multivacinação, cujo ‘Dia D’ será 15 de agosto em todo País.

Ainda na reunião de hoje, foi lembrado, novamente, que, no dia 25 de agosto, data da próxima Reunião da CIR, haverá um 'Bazar Solidário' na VI Ursap, no intuito de angariar recursos financeiros para ajudar ao Núcleo de Apoio aos Pacientes com Câncer de Pau dos Ferros e Região

No final, a Coordenadora do Núcleo Técnico, Suzete Queiroz, anunciou a agenda de eventos para o fim de julho e mês de agosto: Dias 30 e 31 Telesaúde, que acontecerá na UFERSA; 03 agosto: Capacitação do SINAN (UFERSA); 04 de agosto: reunião com os vacinadores e coordenadores de imunização (VI Ursap) e 18/08; treinamento sobre a Caderneta da Gestante e acerca do Aleitamento Materno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário