segunda-feira, 6 de julho de 2015

VI Ursap: Aluna do IFRN apresentou TCC sobre Larvicida Natural


Palestra foi destinada aos Agentes de Endemias de Pau dos Ferros

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, sediou na manhã desta segunda-feira, 06 de julho, uma palestra sobre Larvicida Natural.

O evento, destinado aos Agentes de Endemias de Pau dos Ferros, foi de iniciativa da aluna concluinte do curso de Licenciatura em Química do IFRN, Maria Ivani Queiroz, que usou a palestra como Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Ela foi supervisionada pelo seu professor orientador, Dr. Fábio Garcia, e recebeu o apoio logístico de técnicos da VI Ursap. 

Há mais de um ano, a estudante pesquisa a eficácia do larvicida - produzido com o extrato de caules e folhas do Pereiro e Ameixa - no combate ao Aedes Aegypti.

No seu experimento, Ivani Queiroz chegou à conclusão de que o princípio ativo das plantas são excelentes substâncias para o enfrentamento ao mosquito. Além disso, têm baixo custo, impacto ambiental mínimo e é biodegradável.  

Nesse período, a concluinte, que está fazendo sua monografia em cima do tema, montou armadilhas de coleta de mosquitos em dois bairros de Pau dos Ferros (São Geraldo e São Benedito) e, depois, estudou - nos laboratórios da VI Ursap e do IFRN - todo o desenvolvimento do mosquito, desde a eclosão dos ovos até a fase adulta, e o mecanismo de combate dele com o isolamento do composto químico diluído em água destilada.

A estudante Ivani Queiroz espera que sua pesquisa com larvicidas naturais, no futuro, seja abraçada pela Anvisa e os órgãos de controle da Dengue e outras endemias do País provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti - em substituição aos produzidos com substâncias químicas tóxicas e poluentes.

O evento foi prestigiado pelo gerente da VI Ursap, Thiago Figueiredo, a Coordenadora do Núcleo Técnico, Suzete Queiroz, e a responsável pelo setor de endemias da unidade regional, Fátima Leite..  


Nenhum comentário:

Postar um comentário