quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sesap realiza ações para redução de acidentes de trânsito.

Em virtude do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com diversos outros órgãos, está intensificando neste mês as ações de saúde, educação e comunicação na prevenção aos acidentes de trânsito.

Além de orientar os municípios do Rio Grande do Norte na execução de ações sobre o tema, a Sesap realizará capacitações junto aos motoristas da Secretaria e aos demais servidores sobre direção defensiva, atualização das leis do trânsito, Lei Seca, bem como discussões sobre os dados locais, nacionais e mundiais dos acidentes de trânsito.

De acordo com a técnica do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes da Sesap, Raíssa Andrade, “o foco do trabalho do Núcleo é divulgar o Movimento Maio Amarelo, estimulando os municípios a desenvolver ações de educação no trânsito que resultem em práticas saudáveis de atenção pela vida, como gentileza, respeito, cooperação, entre outros. Esperamos que com a expansão desse debate entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada haja um engajamento social para um trânsito mais seguro. Esse trabalho terá repercussão durante o ano inteiro de acordo com a agenda positiva, sugerida pelo Movimento”.

No Rio Grande do Norte, de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), houve desde o início do ano até o momento, 95 acidentes de trânsito que resultaram em óbito, número que no ano passado correspondeu a 572. Segundo Raíssa Andrade, a Sesap tem como meta ainda para este ano, a implantação do serviço de vigilância epidemiológica dos acidentes de transportes, o que vem sendo estruturado por meio do Projeto Vida no Trânsito.

Esse projeto nacional propõe uma atuação na perspectiva da redução dos acidentes de transporte terrestre e de vítimas, o que, consequentemente, proporcionará uma redução nos gastos do Sistema Único de Saúde com acidentes que podem ser prevenidos. De caráter intersetorial, envolve as instituições e serviços de saúde e da educação estadual e municipal, os órgãos de trânsito federal, estadual e municipal, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, ONG e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário