domingo, 1 de maio de 2016

VI Ursap recebeu visita de técnicos da FIOCRUZ para estudo de agravos transmitidos por roedores

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, com sede em Pau dos Ferros, recebeu no período de 25 a 29 de abril, uma equipe Instituto Osvaldo Cruz que veio fazer um inquérito sorológico de agravos transmitidos por carrapatos, pulga e urina de roedores, tais como hantaviroses, febre maculosa, leptospirose e peste bulbônica.

Segundo a coordenadora da ‘expedição’, Dra Alzira Almeida, microbióloga da FIOCRUZ/PE, o objetivo da visita foi verificar se estão acontecendo doenças transmitidas por roedores na 6ª Região de Saúde. “O estudo, em si, não se resume apenas aos agravos, mas, principalmente, aos reservatórios”, destacou, acrescentando que é importante conhecer as espécies existentes no Alto Oeste do RN e a densidade populacional.

Foram apreendidos em armadilhas de grande porte para estudos, rato da fava, punaré, rato-cachorro, preá, cassaco e guajuri. Além da coleta de sangue, os profissionais pesaram e mediram os animais e utilizaram fragmentos de fígado, rins, pulmão e medula do fêmur para realização de exames por meio da técnica de biologia molecular. As amostras serão analisadas no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, no Rio de Janeiro.  Já a pele taxidermizadas e os corpos são destinados à coleção de mamíferos da UFPB.

A equipe, que era formada por biólogos da Fiocruz, UFPB, UFRN, técnicos da Sesap/Lacen e VI Ursap, também empalhou animais de várias espécies de roedores.

No Rio Grande do Norte há casos de notificados e confirmados de Hantavirose em Natal, Peste Bulbônica em Umarizal e Leptospirose noutros municípios do Estado.

Antes do RN, a expedição já passou pela Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas. O próximo estado deverá ser o Piauí.






Nenhum comentário:

Postar um comentário