quinta-feira, 23 de junho de 2016

Profissionais do SUS iniciam projetos aplicativos em unidades de saúde do RN

Estão em andamento os cursos de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS) e em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP) com promoção do Sírio Libanês em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e apoio da SMS Natal, SMS Caicó e da UNP.

Estão cursando 200 profissionais de saúde do SUS (120 em Natal e 80 em Caicó) que já cumpriram 50% da programação teórico-prática e neste mês de junho iniciam a construção dos Projetos Aplicativos, que são um dos produtos para a certificação dos especializandos, de grande relevância para a qualificação da assistência e da gestão em unidades da rede de serviços em três regiões de saúde do Rio Grande do Norte.

O curso propõe “produzir conhecimento a partir de projetos que nasceram das realidades dos processos de trabalhos locais com o protagonismo dos próprios profissionais que vivenciaram essas realidades, bem como, formar multiplicadores”, explica a Subcoordenadora de Capacitação da Sesap, Profª Francisca Valda da Silva. Os projetos ficarão a disposição da gestão do SUS do Estado e Municípios.

Os projetos foram divididos por grupos de afinidade. Entre eles estão: “A Educação Permanente como ferramenta para visibilidade dos fluxos de notificação imediata de doenças e agravos em instituições de saúde no Hospital Giselda Trigueiro”; “Implantação de Protocolos de Segurança do Paciente da unidade de pronto-atendimento do hospital Ruy Pereira”; “Fortalecendo a cultura de segurança do paciente, com foco na higienização das mãos nas UTIs do Hospital Walfredo Gurgel”.

Os cursos acontecem desde novembro de 2015, em Natal/RN, e serão finalizados em dezembro de 2016. O PA é considerado um trabalho técnico-científico aplicado, orientado à intervenção numa dada realidade. Buscando associar conhecimento a ação para dar respostas técnicas e políticas que visem melhores práticas.

Nesse sentido, vincula-se a uma opção ética e política que, na área de atenção à saúde, ancora-se nos princípios do SUS. Na área da gestão nos valores da gestão democrática e da co-gestão. Na educação na abordagem construtivista da aprendizagem para uma atuação cidadã e multiprofissional.

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