quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Estudo confirma: redução no consumo de sal evitaria milhões de mortes

Novamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os riscos do consumo de sal acima quantidade máxima recomendada. Estudo publicado pela revista médica britânica The British Medical Journal, ontem, 11 de janeiro, confirma que a redução no consumo desse mineral em 10% pode salvar milhões de vidas no mundo todo.

Os cientistas apontam que uma alimentação menos salgada durante um período 10 anos pode evitar perda anual equivalente a 5,8 milhões de anos de boa saúde. O estudo indica ainda que os custos dos anos ganhos seria equivalente ao mesmo que se gasta, atualmente, com remédios para tratamento de doenças cardiovasculares.

Os dados reacenderam o debate e trouxeram, novamente, a tona às preocupações com os riscos causados pela ingestão excessiva de sal. Hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas renais, aumento de chances de desenvolver doenças autoimunes e agravamento da osteoporose são alguns desses ricos.

Dois gramas

A quantidade recomenda para o consumo é de apenas  2 gramas de sal por dia, no máximo. Porém, a OMS alerta que a maioria dos adultos consome, diariamente, muito mais sal do que a quantidade adequada. Problema que também afeta as crianças e toda a população mundial por conta dos elevados índices de sal nos alimentos industrializados.

Um acordo firmado há alguns anos já permitiu a retirada de mais de 14 mil toneladas de sódio de alimentos. Ainda assim, de acordo com a OMS, o acesso do produto está vinculado a cerca de 1,65 milhão de mortes provocadas por doenças cardíacas em todo o mundo.


Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário