quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sesap alerta sobre intoxicação infantil com produtos de limpeza


Os casos de intoxicação envolvendo crianças menores de cinco anos são frequentes no mundo inteiro e respondem por aproximadamente 7% de todos os acidentes, dos quais 2% evoluem para o óbito infantil. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) alerta que as intoxicações mais freqüentes são causadas por produtos de limpeza como detergente líquido, alvejantes, detergente em pó, desinfetante, sabão em pó, cera, água sanitária, entre outros.

“No caso de intoxicação deve-se levar a embalagem do produto ao atendimento médico para facilitar a correta identificação e o tratamento adequado”, orienta Omar Policarpo, coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do RN (Ceatox) da Sesap. Ele alerta para a necessidade de se procurar imediatamente o plantão 24h do centro.

Os agentes tóxicos saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água e possuem composição e toxicidade variadas.

De acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas da Fiocruz (Sinitox), em 2013 foram registrados 42.128 casos de intoxicações exógenas no Brasil, destes 2.187 casos envolveram crianças por produtos domissanitários na faixa etária entre os menores de 1 ano a 4 anos, o que totalizou 8,55% do total dos casos registrados de intoxicações exógenas humana por agente tóxico registrados.

No Ceatox-RN no ano de 2015, foram 35 casos de intoxicações, sendo 22 casos com crianças de 10 anos, com predominância na faixa etária de 1 a 4 anos, com 16 casos que correspondem a 45,7%. Omar Policarpo informa que nos países desenvolvidos este tipo de intoxicação é a principal causa de mortalidade das crianças acima de um ano de idade e contribuem significativamente com a morbidade na infância.

Em caso de intoxicação ou acidentes por animal peçonhento, o coordenador reforça que o Ceatox além de atender a população em geral, orientando e fornecendo informações de caráter educativo e preventivo, o centro também presta informações específicas em caráter de urgência aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário