sexta-feira, 4 de maio de 2012

Técnicos da VI Ursap vão coordenar 14ª Campanha de Vacina Influenza 2012, neste sábado, 5


O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), lança a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 05 a 25 de maio de 2012, sendo 05 de maio, neste sábado, o dia de divulgação e mobilização nacional, tendo como slogan: "Proteger é Cuidar".

Nesta campanha serão vacinados, os idosos com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes e a população prisional.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação; o que representa, aproximadamente, 484.283 de pessoas no estado do Rio Grande do Norte. Serão 1.746 postos fixos e volantes de vacinação e mais de 8 mil pessoas envolvidas na Campanha. Na área de abrangência da VI Ursap, nos 37 municípios, o quantitativo previsto de pessoas a serem vacinadas é de 32 mil.

No último dia 18 de abril,  foi realizada,  no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, com sede em Pau dos Ferros, uma reunião cujo objetivo foi discutir as estratégias da Campanha. O evento, coordenado pela técnica Eliana Barreto Fixina, responsável pelo Programa de Imunização da VI Ursap, contou com a presença de secretários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem das salas de vacinas e outros profissionais envolvidos na vacinação realizada nos municípios da região do Alto Oeste potiguar.

Os municípios, além das vacinas e demais insumos, receberão incentivos financeiros já assegurados em portaria ministerial, no último dia 28 de março, e já foram repassados às secretarias municipais de saúde.

A Campanha Influenza é o 14º ano de ocorrência dela e, até então, nunca se teve notificação de eventos adversos graves e tem um efeito de redução de incidência de casos de influenza – gripe de alto impacto na realidade de saúde pública do país.

Apesar de todos os esforços, o Rio Grande do Norte ainda não está livre da doença. Recentemente, A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), confirmou mais dois casos da Influenza A (H1N1) no estado. No ano de 2012 foram recebidas 48 notificações para H1N1, sendo 09 casos confirmados, 15 descartados e o restante ainda sob investigação.

Os dois novos casos confirmados foram de pacientes hospitalizados entre os dias 26 de fevereiro e 14 de março, dos municípios de Lajes e Natal. Ambos passam bem e já receberam alta hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário