terça-feira, 26 de junho de 2012

Sesap planeja ações de prevenção contra hepatites virais


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, realizará, nesta quarta-feira (27), uma reunião com os setores da instituição para planejar as ações estratégicas em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais no RN, oficialmente celebrado no dia 28 de julho. O evento ocorrerá das 9h às 12h, no auditório da Sesap.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual das Hepatites Virais da Sesap, Dayse Nóbrega, "o objetivo da reunião é apresentar a situação epidemiológica das hepatites virais no Estado, um panorama da vacinação contra a hepatite B e as parcerias conseguidas para a campanha deste ano". Entre os parceiros conseguidos, estão a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, s SESC, Senac, Sest Senat, universidades e a União dos Escoteiros do Brasil no RN, que conta com mais de 6 mil escoteiros .

A Sesap vem realizando reuniões nas Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) para apresentar aos escoteiros e profissionais de saúde da localidade o que são as hepatites virais, a prevenção, o panorama do Estado, culminando com a construção de um plano de ação para ser trabalhado nas comunidades das unidades. A próxima e última reunião será realizada junto à III Ursap, no próximo sábado (28), em Macau.

HEPATITES

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado. Existem várias causas de hepatite sendo as mais conhecidas às causadas por vírus. Mas podem ser também por álcool, outras substâncias e medicamentos tóxicos. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Hepatite A - Altamente contagiosa, sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa ou através do contato com alimentos e água contaminados. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. A falta de higiene ajuda na disseminação do vírus.

Hepatite B - Sua transmissão se dá através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, das tintas das tatuagens e da relação sexual sem proteção. É considerada também uma doença sexualmente transmissível.

Hepatite C - A mais perigosa e temida das hepatites virais, sua transmissão, muito fácil e rápida, ocorre através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados. Pode ser adquirida por meio de transfusão sanguínea, realização de tatuagens, uso de drogas, piercings, no dentista e em manicure.

Estatística 

Nos últimos cinco anos, o número de casos de hepatite no Rio Grande do Norte tem registrado um aumento considerável. Nesse período, foram diagnosticados 2.251 casos de hepatites virais, sendo 1859 casos confirmados de hepatite A, 153 casos de hepatite B e 239 de hepatite C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário