segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sesap inicia formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil


A Secretaria de Estado da Saúde Pública  (Sesap), por meio das Coordenações da Alimentação e Nutrição e Aleitamento Materno, e com o apoio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, está promovendo a primeira oficina de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no período de 16 a 19 de abril, no Hotel Praia Mar, em Natal, no período das 8h às 17h30.

A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) – Amamenta e Alimenta Brasil, foi criada em 2012 pelo Ministério da Saúde (MS) para reforça e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos na Atenção Básica.

"A estratégia visa à qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio a alimentação saudável para esse público. A iniciativa visa contribuir para melhorar os índices de aleitamento materno e melhorar a qualidade da alimentação das crianças contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil e a ocorrência de agravos à saúde na infância como a desnutrição, a anemia, a hipovitaminose A e a obesidade, entre outras", explica a Coordenadora Estadual do Aleitamento Materno, Evanúzia Dantas Chaves.

Os tutores formados são profissionais de saúde com ensino superior, conhecimento sobre aleitamento materno ou alimentação saudável e que já atuem em alguma unidade básica de saúde. Estes profissionais capacitados serão os pilares da estratégia e serão responsáveis por apoiar, fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar as ações de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno e Alimentação Complementar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma contínua. Estas UBS´s que serão acompanhadas pelos tutores passarão por uma avaliação e serão certificadas pelo MS, caso cumpram os critérios pré-estabelecidos pela estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário