segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pau dos Ferros-RN: Secretaria de Saúde intensifica Campanha de Vacinação Antirrábica

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Pau dos Ferros, através do Setor de Controle de Endemias, Seção de Controle e Prevenção da Raiva, apresentou resultados parciais  da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2013.

No perímetro urbano do município, a ação teve inicio no sábado, 17. Foram vacinados 819 animais, sendo 590 cães e 229, nos bairros: Manoel Domingos, João XXIII, Frei Damião, Paraíso e parte do São Judas Tadeu. No próximo sábado dia, 24, será a vez do bairro Riacho do Meio nos seguintes locais: Posto Policial e em frente à fábrica do leite. Também serão contemplados os bairros São Judas Tadeu, São Vicente de Paula (‘9 de Janeiro’), Vila Dnocs e sítio Carvão, no horário de 07h às 17h - sem intervalo.

Já na Zona Rural, a campanha iniciou no último dia 12, com 570 cães, 157 gatos, totalizando 727 animais vacinados até o momento. Os trabalhos nas comunidades rurais foram retomados nesta segunda-feira, 19, no sítio Alagoinha dos Estêvão.

A Campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo, assim, qualquer possibilidade da ocorrência da raiva humana.

O período de vacinação dos cães e gatos está compreendido entre os dias 14 de agosto a 14 de outubro, sendo que o “Dia D” está marcado para 14 de setembro, um sábado. Deverão tomar a vacina, cães e gatos que possuem mais de três meses de idade.

A meta para o ano de 2013, nos 36 municípios do Alto Oeste, jurisdicionados à VI Unidade Regional de Saúde Pública, é o de vacinar 61.488 animais, sendo 40.113 cães e 21.375 gatos. Em Pau dos Ferros, existem 5.991 animais cadastrados: 4.211 cães e 1.780 gatos.


Segundo a técnica, Maria de Fátima Leite, Coordenadora de Endemias da VI Ursap, "a raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes e com letalidade próxima a 100%".

Nenhum comentário:

Postar um comentário