A Secretaria de
Estado da Saúde Pública (Sesap) está conseguindo zerar a fila de pacientes
internados nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, nos últimos
dias. A freqüência de internos que, há duas semanas, girava em torno de 160
pacientes, hoje (22) à tarde diminuiu para quatro e, no início da noite,
simplesmente foi a zero. De acordo com o secretário Luiz Roberto Leite Fonseca,
o trabalho para esvaziamento das áreas de circulação do Pronto Socorro Clóvis
Sarinho (PSCS), começou com a desospitalização dos internos, ainda em 2012, tomou
fôlego com a formação do Núcleo de Assistência à Qualidade Hospitalar (NAQH), e
teve grande impulso com a realização, este mês, do mutirão para cirurgias
ortopédicas.
A alta demanda de
pacientes atendidos e internados, associada à extensa fila de pacientes que
esperavam por uma cirurgia eletiva ortopédica, impedia que o trabalho
alcançasse maior resolutividade. Mas com a execução do mutirão, articulado pela
Sesap, o corredor do trauma foi esvaziado há 15 dias, beneficiando mais de 210
pacientes, sendo 130 internos do Walfredo Gurgel. Faltavam as alas clínicas
que, felizmente, foram zeradas hoje.
Composto por
servidores, gestores, chefes e gerentes, o NAQH é formado por 24 integrantes e
articulou um grupo de gestão que atua fazendo uma ronda por todo o hospital,
visitando leitos e enfermarias, detectando vagas, verificando a necessidade de
exames e dando a alta de pacientes, quando fica comprovada a possibilidade.
Aliado ao trabalho do
grupo, um instrumento em particular tem dado celeridade a detecção de problemas
e a longa permanência de pacientes internos no hospital. O Kanban (que em
japonês significa placa visível) registra há quanto tempo os pacientes estão
internos na unidade. Para aqueles que possuem menos de 24h de internamento, o
Kanban recebe a numeração I, para até 48h a numeração II e acima de 72h a
numeração III. O Kanban é controlado por um software específico que possibilita
ao grupo visualizar os pacientes que estão há mais tempo internados e, dessa
forma, agilizar quais procedimentos devem ser adotados para a resolução do
caso.
O apoiador do
Ministério da Saúde, Ricardo Volpe, que também integra o NAQH, explica que as
duas estratégias adotadas pelo SOS emergência ajudaram a direção do Hospital
Walfredo Gurgel a enxergar pontos onde a assistência poderia ser melhorada como
a gestão clínica e o internamento.
A diretora geral do
HMWG, Maria de Fátima Pereira, explica que "o grupo vem conseguindo
agilizar as demandas hospitalares possibilitando um diagnóstico mais ágil, um
tratamento mais eficaz e uma alta hospitalar mais rápida". Implantado
preliminarmente nas áreas assistenciais do PSCS, o próximo passo do grupo agora
é fazer a implantação do software e do Kanban nos cinco andares das
enfermarias.
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