sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Seis municípios do RN receberão novos médicos estrangeiros a partir da próxima segunda-feira, 04; Venha-Ver será contemplado com um

Emoção marca o último dia de acolhimento dos médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos que chegaram a Natal no último sábado (26). O período de integração e acolhimento dos profissionais estrangeiros com os técnicos do Provab/Mais Médicos e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realizado em Natal, no Hotel Praiamar, nesta semana, chega ao fim, hoje, 01 de novembro, com a certeza do dever cumprido por parte dos técnicos e com depoimentos emocionados de gestores e médicos que fazem parte do programa.

Não só os gestores, mas também os médicos se mostraram ansiosos em começar logo a trabalhar em suas comunidades. A médica cubana Yamika Novales, que vai atuar em Touros, disse estar encantada com a receptividade potiguar e espera levar toda a sua experiência para o beneficio da população.

Além dos médicos estrangeiros, estavam presentes profissionais brasileiros que chegaram ao Estado no dia 1° de outubro. Os médicos estrangeiros deste segundo ciclo irão atuar nos municípios de Natal, que receberá 12 profissionais, Nova Cruz (01), Jardim de Angicos (01), Touros (01), Venha-Ver (01) e Ceará Mirim (01). Os sete médicos brasileiros já estão atuando nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional.

Segundo Hugo Novaes, técnico da Sesap e coordenador do Provab/Mais Médicos, “além dos 17 médicos estrangeiros que já começam a atuar na próxima semana nos municípios contemplados, deste segundo ciclo faltam chegar mais dois médicos cubanos que vão integrar a equipe de Natal. A capital potiguar é a que mais receberá profissionais, devido ao déficit na cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Antes do Mais Médicos e do Provab, Natal tinha uma cobertura de 23%, ou seja, 185 mil pessoas com acesso à ESF e com esses dois ciclos do programa, 50,46% da população, cerca de 402 mil pessoas já têm acesso ao serviço”.

O ‘Mais Médicos’ trouxe 32 profissionais para o RN em sua primeira etapa. Os municípios beneficiados foram: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário