quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sesap/Cefope/VI Ursap deram início ao Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso

Teve início na tarde desta quinta-feira, 07, numa sala de aula instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros, o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso; proporcionado pela SESAP, via CEFOPE, em parceria com a VI Ursap.

A capacitação destina-se aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família em diversos municípios da região do Alto Oeste potiguar. Ao todo, foram matriculados 35 alunos.

O Curso, que terá uma duração de dois meses, e cujas aulas acontecerão – de forma intensiva - nas quintas e sextas-feiras, nos turnos vespertino e noturno, possui uma carga horária de 170 h/a teórico-práticas, com o seguinte componente curricular:

Políticas Públicas de Saúde (12h);
Processo Saúde/Doença (12h);
Processo de Envelhecimento e o Cuidar I (40h);
Processo de Envelhecimento e o Cuidar II (56h);
Nutrição da Pessoa Idosa (15h);
Comunicação e Cultura (15h) e
O Cuidador e sua Saúde.


Os docentes selecionados para executar o curso são os enfermeiros, Glauber Bessa e Joel Dácio. Eles recebem total e irrestrito apoio logístico da representante do CEFOPE na região, Nizarene Queiroz, que também é Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da VI Ursap.

Durante a aula inaugural, houve apresentação individual do corpo discente que, numa dinâmica de grupo, expressaram, em poucas palavras, o porquê de terem optado em fazer o curso e o que esperam derivar dele.

Já o docente, Glauber Bessa, parabenizou a turma que se dispôs a participar dessa qualificação profissional, mostrando para os participantes a importância do conhecimento específico sobre pessoas da terceira idade, posto que, segundo ele, a taxa de natalidade está diminuindo e, em proporções inversas, a expectativa de vida está aumentado.

“Em função das políticas públicas executadas na área de saúde, embora ainda não com os investimentos maciços que tanto almejamos, a expectativa de vida tem aumentado – o que deixa latente que, num futuro não muito distante, a população brasileira será, majoritariamente, idosa e merecerá de cuidados de pessoas capacitadas”, destacou o enfermeiro Glauber.

Como forma de motivar, ainda mais, os discentes, Glauber também enalteceu o saber como um bem imutável, intransferível e protegido de roubo. “O conhecimento, aquilo que você sabe, ninguém tira, ninguém rouba”, concluiu.







Um comentário:

  1. Em cada aula que assistimos, aumentamos significativamente os nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir