domingo, 14 de setembro de 2014

Coronel João Pessoa-RN: Município cria ‘Grupos de Combate ao Tabagismo’

Teve início na quinta-feira, dia 11, no município de Coronel João Pessoa, localizado na região do Alto Oeste potiguar, o Grupo de Combate ao Tabagismo! Ele conta com o apoio de uma equipe multiprofissional formada pelo médico, André Valentin, Fonoaudióloga, Najara Batalha, Enfermeira, Dilane Terêncio, Nutricionista, Michele Aquino, Psicóloga, Kely Gomes e Fisioterapeuta, Libelina Carvalho.

O programa controle nacional do tabagismo foi uma iniciativa do Ministério da Saúde para todo o país com o objetivo de ajudar aqueles que fazem uso do cigarro e não conseguem parar de fumar. Os municípios escolheram um Profissional para que este participasse de um treinamento e, em seguida, levasse o aprendizado como estratégia para implantação dos grupos de tabagismo.

Os grupos são compostos por 12 a 15 participantes com sessões semanais, onde serão aplicados os módulos adequados para cada sessão, sendo entregue, também, a medicação que o participante fumante fará uso durante um mês.

Os módulos serão aplicados pelos profissionais de saúde do município e, terminando um grupo, inicia-se outro.

Segundo a fonoaudióloga, Najara Batalha, “o nosso objetivo, enquanto profissionais, é ajudarmos esses participantes a largar o cigarro e lhes proporcionar uma melhora na qualidade de suas vidas”, destacou.

Ainda de acordo com Najara, a procura pelo atendimento tem sido significativa. “Já se encontra na Secretaria Municipal de Saúde de Coronel João Pessoa uma lista de inscrição para o segundo grupo, que iniciará no mês de outubro”, concluiu.

Para o Secretário de Saúde, Luís Marcos da Costa, “esta ação administrativa visa conscientizar a população fumante a largar o vício e buscar qualidade de vida com o acompanhamento de múltiplos profissionais do município”.

Doenças Provocadas Pelo Tabagismo
A Organização Mundial da Saúde classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer (de pulmão, esôfago, laringe e boca) e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, Catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário