segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sesap discute o planejamento integrado das Redes de Atenção à Saúde no RN

O secretário de Estado da Saúde Pública do RN, Luiz Roberto Leite Fonseca, reuniu na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do prédio central da Sesap, coordenadores e técnicos do Grupo Condutor Estadual, responsável pela construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Rio Grande do Norte, para discutir o planejamento integrado deste sistema no estado. Durante o encontro, a Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS) apresentou o mapa da assistência no RN e identificou, dentre as regiões, as unidades hospitalares com mais de 20 leitos e suas respectivas demandas.

De acordo com José Robson de Souza, assistente técnico da Sesap, um estudo detalhado está sendo realizado em todo o estado, a fim de analisar quantos hospitais se enquadram no perfil prioritário do Ministério da Saúde (mais de 20 leitos), quantidade de leitos existentes por unidade, necessidades, vocação e estatísticas que demonstrem a resolutividade de cada hospital.

“A Sesap está empenhada em levantar o real fluxo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e em quais unidades à população tem encontrado um bom atendimento. Este estudo subsidiará o Grupo Condutor Estadual das Redes de Atenção à Saúde e os demais gestores, na definição de onde melhor aplicar os financiamentos existentes. A proposta é identificar a necessidade real da população e analisar a capacidade instalada de cada hospital e, assim, otimizar os recursos conforme as áreas prioritárias”, disse.

O planejamento integrado das redes no estado foi iniciado a partir da 1ª Região de Saúde. O relatório final deverá ser concluído até o mês de dezembro quando será levado para apreciação da Comissão Intergestora Regional (CIR) e das secretarias municipais. Com a sua aprovação, espera-se que os recursos da Pactuação Programa Integrada (PPI) possam ser remanejados de unidades que não tem resolutividade para aqueles que dão respostas efetivas a população.

Para Luiz Roberto Fonseca, o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento da Sesap será essencial para garantir uma melhor visibilidade das demandas de todas as regiões do estado, desde a assistência básica à alta complexidade.

“Este estudo auxiliará a gestão na definição das áreas prioritárias de investimentos. A demanda da população e as respostas das unidades hospitalares são as bases deste estudo. É um trabalho necessário que requer medidas de correção. Essas decisões precisam ser pautadas com conhecimento técnico e seriedade”, disse Luiz Roberto.

As RAS possuem ênfase em cinco prioridades: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, e Rede de Urgência e Emergência. Em 2012 foi criado um Grupo Condutor Estadual das RAS, ao qual estão vinculados os Grupos Executivos Temáticos para cada uma das cinco redes. Esses grupos contam com representantes de setores da SESAP/RN, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/RN), além de apoiadores temáticos vinculados ao Ministério da Saúde.

É importante destacar que o RN vem suplantando desafios históricos da saúde pública brasileira com a construção das RAS no estado. E o maior deles é difundir a lógica de agregar cada vez mais setores da sociedade e operacionalizar mudanças concretas que favoreçam a reorientação do modelo de atenção à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário