terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Equipe multidisciplinar inicia trabalho de desospitalização consciente no HMWG.

Teve início na segunda-feira (19), às 9h, a visita multidisciplinar em setores assistenciais do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A atividade consiste no acompanhamento diário da evolução do quadro de saúde dos pacientes, através de visitas diárias aos leitos de corredores, observação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro Clóvis Sarinho e os cinco pavimentos de enfermaria do HMWG.

O grupo é formado pela direção médica, pela gerência de enfermagem, médicos prescritores, hospitalistas, técnicos do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e serviço social. A equipe também manterá reuniões mensais para discussão e avaliação das ações já em andamento. 

A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que “com estas visitas planejamos dar mais celeridade ao processo de alta dos pacientes, obtendo, uma maior rotatividade dos leitos, contribuindo para a redução do número de macas nos corredores”.

Os profissionais também terão como missão, tentar acelerar a realização de procedimentos e exames que porventura estejam pendentes, dependendo de algum agendamento ou autorização, em outras unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso também contribuirá para que o paciente receba uma assistência mais qualificada e, possivelmente, venha a ter uma alta mais rápida”, explica a diretora.

“Com este trabalho, também poderemos ter dados sobre o porquê de alguns pacientes apresentarem uma alta permanência no hospital. Complicou? Faltou medicação? Faltou vaga em outro hospital? As transferências de ortopedia não estão acontecendo? Algum resultado de exame demorou?”, detalhou a diretora médica, Marleide Alves.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário