segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Márcia Holanda, a nova diretora-geral do Hospital Regional, terá muitos nós pra desatar

A enfermeira Márcia Cristina Holanda Vidal foi nomeada para exercer o cargo de provimento, em comissão, de Diretora-Geral do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do RN, edição da última sexta-feira, 09.

Confio, piamente, na capacidade administrativa de Márcia, que já exerceu o cargo de Secretária Municipal de Saúde de São Miguel, como, também, na sua vontade de ‘fazer acontecer’ para mudar o quadro sombrio daquela unidade hospitalar de referência da 6ª região de Saúde.

Torço para que dê certo, pois a população de 37 municípios do Alto Oeste dependem dos serviços ofertado lá. 'Pior do que está', não pode, nem deve ficar!

No entanto, o que me deixa cético quanto a se ela vai conseguir realizar uma boa gestão é o fato de que vai precisar – e muito – de recursos financeiros e apoio político para implementar as mudanças que o HCCA tanto precisa.

Não bastasse isso, também conspira contra todos os gestores que já passaram pela direção daquele hospital - e acredito que com Márcia Holanda não será diferente - é a difícil relação com a classe médica. Alguns homens do jaleco branco ou verde, que se acham os ‘reis da cocada preta’, não aceitam cumprir regras. Essa insubmissão à hierarquia poderá ser uma pedra no caminho da nova diretora que, no cômputo geral, incluindo os médicos, vai dirigir um universo de 529 servidores efetivos.  

Além desse agravante, existe outro complicador. Márcia vai precisar fazer um esforço hercúleo para fechar as escalas de plantão, principalmente nas especialidades de cardiologia, ortopedia, anestesiologia e médico intensivista e, ainda, melhorar as condições da UTI adulto, implantar uma UTI neonatal e conseguir manter estoques de medicamentos e outros produtos hospitalares de uso contínuo. A infraestrura física também merece uma restauração.

Ultimamente, não têm sido fatos isolados as transferências de pacientes para Natal ou Mossoró pela carência de profissionais especializados.

Márcia Holanda foi indicação do deputado estadual diplomado, Galeno Torquato, de quem é uma pessoa de confiança desde longas datas, e conta com sua ajuda para desatar os nós e ‘mudar a cara’ do Hospital Regional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário