quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sesap/RN: Hospital estadual é referência em Método Canguru

Colados ao peito da sua mamãe-canguru, envoltos em um lençol, bebês prematuros podem ouvir as batidas do coração e outros sons comuns à época do ventre materno, o que dá aconchego e segurança para quem veio ao mundo antes que se completasse seu ciclo de crescimento na barriga materna.  Assim funciona o Método Canguru, uma técnica criada em 1979, por dois médicos colombianos e que consiste em manter o recém-nascido em contato físico intenso com sua mãe. Esse contato corpo a corpo promove o desenvolvimento e o fortalecimento dos bebês, auxiliando a internação em incubadoras. A prática ajuda a controlar a temperatura, deixa o bebê mais seguro, diminui o risco de regurgitação, favorece o ganho de peso e ainda diminui o tempo de internação.

No Rio Grande do Norte, cerca de 200 pequeninos são beneficiados por esse método todos os anos no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, também conhecido como Hospital Santa Catarina, o segundo maior da Capital, localizado na zona norte. Gerido pelo Governo do RN, a unidade foi a primeira do Brasil a ser considerada uma referência estadual no Método Canguru, por meio de certificação do Ministério da Saúde. Mais de cem profissionais de diversas áreas (pediatria, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, fisioterapia) recebem atualização semestral para prestar o serviço às mamães-cangurus.

No período em que o bebê precisa do Método Canguru para se desenvolver, a mãe permanece alojada na em uma casa de acolhimento, dentro da estrutura do próprio hospital, para facilitar o seu convívio com o bebê. Ela pode, inclusive, ficar com o filho utilizando o Método Canguru pelo tempo que desejar.

“Atualmente, uma das metas da Coordenação é ampliar o grupo de voluntários que ministram atividades com as mães”, conta Devanir Pires, coordenadora do Método Canguru no Santa Catarina. Podem se inscrever profissionais ou estudantes multidisciplinares para desenvolver oficinas de artes manuais, palestras de orientação, aulas de ginástica, entre outros.

Quem se interessar deve entrar em contato com a Coordenação do Método Canguru ou com o setor de Recursos Humanos do hospital pelos telefones 3232-7769 e 3232-4386.

Nenhum comentário:

Postar um comentário