segunda-feira, 9 de março de 2015

Boas práticas para parto e nascimento são temas de seminário

Considerando a necessidade do aprimoramento dos enfermeiros obstétricos para a redução dos partos cesáreos e com menos intervenções desnecessárias, e seguindo os preceitos da Rede Cegonha, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realiza na próxima quarta-feira (11) o “Seminário de Aprimoramento de Boas Práticas para Parto e Nascimento, com ênfase na redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal”.

O evento, organizado pelo Grupo Executivo da Rede Cegonha, acontece das 8h às 17h, no hotel Praia Mar em Ponta Negra e contará com a presença de gestores das principais maternidades do estado, enfermeiros obstétricos e demais profissionais ligados à assistência materno-infantil, além de representações das entidades de classe. 

De acordo com Evanúzia Dantas, coordenadora estadual de aleitamento materno, o seminário faz parte da continuidade do processo de qualificação de enfermeiros obstétricos dos hospitais José Pedro Bezerra e Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal e Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. “Esses profissionais passaram um período de experiências no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, que é referência nas boas práticas para parto e nascimento, depois retornaram para seus serviços com um plano de ação para implantação dessas práticas e agora vão repassar seu aprendizado”, explicou Evanúzia.

Nesta segunda (9) e terça-feira (10) estão programadas visitas técnicas a estes hospitais com o acompanhamento de representantes do Ministério da Saúde, Hospital Sofia Feldman e grupo executivo da Rede Cegonha para verificar o andamento das ações.

Na quarta-feira (11) o Seminário tem início a partir das 8h e contará com mesa redonda debatendo entre outros temas a importância da equipe multidisciplinar na assistência ao pré-natal, métodos não farmacológicos de alívio para dor, redução de episiotomias, presença do acompanhante, clampeamento tardio do cordão, contato pele a pele e amamentação na 1ª hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário