segunda-feira, 27 de abril de 2015

Hemocentro investe em ações educativas para garantir sustentabilidade

Como organização de saúde pública que fornece assistência em hemoterapia e hematologia para a população do RN, o Hemonorte vem investindo não somente na qualidade do atendimento e de seus produtos, mas também em ações que contribuam para a redução dos danos ambientais causados pelo seu processo de trabalho.

A cada ano o Grupo de Resíduos da instituição vem usando a educação ambiental como estratégia para conscientizar funcionários e usuários do serviço de hematologia e hemoterapia para adoção de práticas que garantam a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Dentre as estratégias implantadas estão a capacitação dos funcionários que realizam o manuseio dos resíduos; redução do uso de copos descartáveis e sacos plásticos para acondicionamento de resíduos; aquisição de lixeiras, carros de coletas e contêineres.

De acordo com a responsável pelo gerenciamento de Resíduos do Hemonorte, Márcia Capistrano, “o homem é o único responsável pelos danos causados ao meio ambiente e somente através do conhecimento, mudança de atitude e comportamento poderemos garantir a preservação do planeta em prol da nossa e das futuras gerações”. 

Por ano o Hemonorte gera mais de 48 toneladas de resíduos sólidos e uma grande quantidade de resíduos líquidos. Com a implementação destas ações a unidade conseguiu minimizar os danos causados ao meio ambiente deixando de utilizar 262.000 copos descartáveis, 13.000 sacos plásticos e reciclando em média 6.000 kg de resíduos sólidos, o que representa 23% dos resíduos comuns que é gerado por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário