segunda-feira, 6 de abril de 2015

Reunião discute integração de secretarias na prevenção ao uso de drogas

Representantes de diversas secretarias do estado do Rio Grande do Norte estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (6), na sede do Ministério Público do RN, para discutir estratégias de um trabalho articulado no combate ao uso de drogas. A iniciativa do Ministério Público faz parte do projeto institucional “Transformando Destinos”.

A Promotora Iara Pinheiro explicou que o projeto já foi apresentado ao governador Robinson Faria, que demonstrou interesse em que o estado seja um articulador e apoiador dos municípios nas ações de combate ao uso de drogas, em parceria com o Ministério Público. A previsão é que sejam trabalhados inicialmente os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, que são os que aderiram ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.

Uma agenda em torno do tema já foi elaborada, incluindo uma visita ao estado do Ceará, no dia 15 de abril, com uma equipe do Governo do Estado e MP para acompanhar o trabalho desenvolvido naquele estado no combate ao problema das drogas. No dia 24 de abril, as secretarias estaduais se reúnem com representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). E, no dia 7 de maio, um Termo de Cooperação Técnica será assinado, entre o Governo do Estado e o MP no intuito de fortalecer as políticas públicas e ações voltadas ao enfrentamento das drogas.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, “o uso de drogas é um problema que está nas nossas vistas e que precisa ser encarado. É importante que nós possamos absorver e aproveitar a expertise do Ceará para usar o modelo em nosso estado e interromper esse processo”, disse.

O coordenador estadual de saúde mental, Adriano Araújo, falou que o RN já obteve diversos avanços na área da saúde mental, como a implantação de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, definição do fluxo para atendimento psiquiátrico e expansão de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), mas que ainda é preciso “conciliar esforços na qualificação do atendimento e observação melhor da rede, ou seja, manter uma informação qualificada dos usuários que são atendidos”, disse Adriano.

“É uma iniciativa ousada e complexa, à altura desta realidade grave e tão difícil. Contamos com a parceria de todos vocês para unir forças e experiências no enfrentamento deste problema, com graves conseqüências produtoras de violência e exclusão, especialmente entre os jovens”, finalizou a promotora Iara Pinheiro.


Estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social; Esporte e Lazer; Juventude; Justiça e Cidadania; Educação; Trabalho, Habitação e Assistência Social e Projeto RN Vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário