quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sesap recebe visita de representantes da União Cigana do RN

Na última segunda-feira (20), a Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) recebeu a visita dos dois representantes ciganos do Comitê de Promoção das Políticas de Equidade no Rio Grande do Norte, Francisco Antonio e Diana Rorarani. Eles vieram apresentar um relatório das atividades conjuntas da União Cigana do RN com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Uma parceria que acontece desde 2012.

Segundo a representante da UCIRN, no território potiguar, atualmente, há uma população de 10 a 12 mil ciganos, das etnias Rom e Calon, com predominância desta última. A subcoordenadora da SIEC, Eufrásia Ribeiro, apresentou as propostas da Sesap para o fortalecimento das políticas públicas de saúde nas Regiões de Saúde do estado.

“O desconhecimento sobre os ciganos é, certamente, uma das causas da invisibilidade desta população, o cerne das muitas iniqüidades no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas com o comitê e as ações conjuntas intra e intersetorial a Sesap têm avançado para colocar na pauta da saúde pública as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos. Para isso a secretaria, por meio da Coordenadoria de Promoção da Saúde, tem desenvolvido um trabalho de cogestão interna no intuito de fortalecer a atenção a essas populações específicas, colocando a pauta no planejamento das ações de saúde no estado”, enfatiza Eufrásia.


Na reunião de hoje estavam presentes Ivana Fernandes, subcoordenadora de Ações de Saúde, e Ximenya Lopes, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, além dos técnicos da SIEC Cinthya Vieira e Geraldo Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário