terça-feira, 19 de maio de 2015

VI Ursap sedia encontro sobre ações de controle da tuberculose na região do Alto Oeste

Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, do Laboratório Central, UNICAT e SUVISA participaram de um encontro nesta terça-feira, 19, na VI Unidade Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros, para supervisionar e fazer um levantamento das ações de controle da tuberculose na região do Alto Oeste potiguar.

Na reunião, que teve como público alvo os coordenadores de Tb e os bioquímicos dos 37 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde, foram abordadas questões relacionadas à assistência farmacêutica, práticas laboratoriais e sistema de informações SINAN.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RN), Valéria Nepomuceno Santos, o Rio Grande do Norte notificou 1.348 casos de tuberculose em 2014. Aproximadamente, 60% destes casos estão concentrados nos municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim.

Já a VI Ursap registrou 41 casos. A maior incidência foi Tenente Ananias com oito, seguido de Alexandria e Patu com quatro cada. Para impedir a cadeia de transmissão, ela explica que é importante que, dos casos notificados, 85% sejam curados.

Valéria Nepomuceno informou, ainda, que a Sesap, através do PECT-RN, está homenageando os municípios e unidades de saúde potiguares que se destacaram em ações de controle da tuberculose no ano de 2014. “Os municípios e unidades homenageados, em algumas regiões, receberam uma certificação em reconhecimento pelos serviços prestados. Já os profissionais das equipes de saúde dos municípios e Unidades de Saúde contempladas ganharam um kit, contendo camiseta, bolsa e caneta alusivas à campanha de prevenção a doença cujo tema é ‘Juntos Pelo Fim da Tuberculose’”, destacou.

Na 6ª Região de Saúde, infelizmente, nenhum município foi contemplado. Dos 37, apenas vinte notificaram e dezessete aparecem no sistema como ‘silenciosos’, isto é, não constam informações precisas – nem indicadores - sobre se aconteceu ou não casos de tuberculose por lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário