quinta-feira, 23 de julho de 2015

Secretário de saúde do RN ressalta importância de se discutir recursos do SUS

Ao participar nesta quinta-feira (23) da abertura da Oficina sobre Orçamento e Financiamento do SUS, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no Cefope (Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde), em Natal, o secretário Ricardo Lagreca disse ser este “um momento exemplar”.

“Acho que estamos avançando, mesmo com todas as dificuldades. Nada mais importante neste momento que uma discussão sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde. Isso repercute no Estado fortemente. Tenho colocado que o mínimo de recursos que seja aplicado na Saúde já é muito”, ressaltou Lagreca.

Para o secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, nesta oficina todos terão a oportunidade de conhecer quais são as fontes de recursos que o setor tem, como o que é uma LOA (Lei Orçamentária Anual), por exemplo, que é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no ano seguinte.
De acordo com Ricardo Lagreca, “isso que está sendo discutido é uma coisa muito boa, ou seja, a transparência do financiamento do SUS”.

Ricardo Lagreca aproveitou o evento para parabenizar todos os 167 municípios do Estado por terem realizado suas conferências municipais de Saúde, segundo informou Francisco Canindé dos Santos, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

O evento prossegue até esta sexta-feira (24) onde estão sendo abordados os temas “contextualização do SUS”, “o Financiamento do SUS, balizado na Lei 141/12”, “Orçamento em Saúde” e “Conhecendo o Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Saúde – Siops”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário