sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros realizou dia ‘D’ contra a leishmaniose




O dia “D” contra a leishmaniose canina (calazar), realizado na última terça-feira, 25, pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Pau dos Ferros, teve grande participação da população. Centenas de pessoas compareceram à Praça Monsenhor Caminha para cadastrar seus animais e receber orientações sobre a doença, que pode ser transmitida ao homem. 

Essa importante ação da gestão municipal a favor da saúde coletiva contou, ainda, com a distribuição de coleiras repelentes, responsáveis por afastar o mosquito transmissor da leishmaniose e controlar pulgas e carrapatos.   

De acordo com a Sesau, cerca de mil cães receberam as coleiras, enviadas ao município pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Apesar de terem data de validade, mesmo quando postas no pescoço dos animais no final do prazo, elas liberam substâncias na corrente sanguínea com atuação durante três meses.

Segundo a secretária Patrícia Leite, a equipe da Secretaria de Saúde (SESAU) do município passou por treinamento promovido pela VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP) para desenvolver o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário