terça-feira, 24 de maio de 2016

VI Ursap sediou reunião sobre o Controle da Raiva.

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 24, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros, uma reunião sobre o Controle da Raiva dos Herbívoros, Caninos e Felinos.  

O evento, que foi coordenado pela médica veterinária do IDIARN, Maria de Lourdes, com apoio das técnicas da VI Ursap, Eliana Fixina e Fátima Leite, foi destinado a enfermeiros, supervisores, coordenadores, vacinadores e agentes de endemias dos 37 municípios da região do Alto Oeste. O gerente da Unidade Regional, Thiago Costa, prestigiou o encontro.

De acordo com a ‘Dra Lourdinha’, um estudo realizado pela OMS, FAO e OIE apontou que morrem, por ano, no mundo, acometidos por raiva sem tratamento, cerca de 70 mil pessoas e, destes, 40% têm menos de 15 anos de idade. Ela também destacou que 90% dos casos são transmitidos por cães.

“A transmissão da doença por intermédio de cães é mais comum, tendo em vista que eles costumam viver em grupos. Já os gatos têm um estilo de vida mais solitário”, declarou a médica veterinária, que também é coordenadora estadual da raiva.


A campanha antirrábica deste ano deverá acontecer no mês de agosto, com data ainda não agendada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário