sexta-feira, 28 de abril de 2017

Sesap e Defensoria Pública dialogam sobre a judicialização na saúde

O coordenador da Central de Demandas Judiciais da Sesap (CDJ), Sidney Domingos, proferiu palestra na Defensoria Pública do Estado (DPE) sobre a judicialização na saúde. O público-alvo foram os novos defensores públicos do Estado. “Reiteramos nossa parceria, enquanto entes públicos, e todos ficaram extremamente gratos pela disponibilidade da Sesap em oferecer os esclarecimentos”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Demandas Judiciais, tem atuado em parceria com a Defensoria Pública do Estado de modo a facilitar o acesso aos serviços de saúde, evitando o acúmulo de processos judiciais.

Na oportunidade foi elogiado o projeto de realização de cirurgias urológicas para retirada de cálculo renal de grande diâmetro, no qual a Sesap utiliza a estrutura do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), custeando apenas o material cirúrgico, o que representa 10% do valor antes orçado no processo judicial para realização dos procedimentos em unidades privadas.

As duas entidades também atuam juntas no projeto SUS Mediado, lançado em 2012 através de uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Saúde do Estado, a Defensoria Pública da União, a Procuradoria Geral do Município de Natal e a Secretaria de Saúde do Município de Natal. O objetivo é evitar ações judiciais por meio da conciliação das demandas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário