quinta-feira, 11 de maio de 2017

VI Ursap sediou Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros, sediou na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, uma Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN, foi destinado aos 37 gestores da região do Alto Oeste. O encontro foi aberto pela gerente da VI Ursap, Mona Lisa Torquato.

O objetivo da capacitação, ministrada pelo secretário executivo do Cosems-RN, Sueldo Queiroz, e pelas apoiadoras Terezinha Rego e Solane Costa, é aferir como se encontram, atualmente, as Secretarias Municipais de Saúde no tocante aos Planos de Saúde, Relatórios Anuais, exercício 2016, e Programação para o biênio 2017-2018.

Para Solene Costa, faz-se necessário que os gestores conheçam os atos normativos do SUS e que sejam atores das políticas de saúde dos seus municípios para evitar prejuízos no atendimento das demandas da população.
“Os secretários precisam ter uma participação mais efetiva na elaboração das políticas de saúde dos municípios. Muitas vezes, o PPA, a LDO e a LOA são confeccionados dentro de escritórios de contabilidade sem nenhuma opinião do titular da pasta”, declarou Solene.

A 6ª Região de Saúde foi a terceira a receber o treinamento. As duas primeiras foram Assu e Mossoró. Já o próximo encontro acontecerá na região Metropolitana no dia 23, uma terça-feira. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário