quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Sesap promove ação em alusão ao Dia Mundial contra Aids

No dia 1° de dezembro muitos países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Anualmente, a data serve para desenvolver e reforçar ações de prevenção, combate e conscientização sobre a doença que registrou no ano de 2016 um total de 605 casos no Rio Grande do Norte.

Em alusão a data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, através do Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais, vai realizar nesta quinta-feira (30), das 9h às 17h, no Calçadão da Avenida João Pessoa, a Vila da Prevenção, que prosseguirá nos dias 01 e 02/12 na Praça Gentil Ferreira. Haverá distribuição de preservativos, material educativo e teste rápido.

Quanto às Regionais de Saúde, a Sesap disponibilizará uma grade extra de preservativos e material educativo para todos os municípios, na perspectiva de que eles realizem programações locais em escolas, comércio, indústrias, organizações não governamentais e outros. Para ter acesso ao material, o município deverá encaminhar para a Sesap a programação a ser desenvolvida no decorrer do mês de dezembro, através do e-mail: hepaidscoordenacaorn@gmail.com.

Com relação ao aumento no número de casos no Rio Grande do Norte, o subcoordenador do Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais, Sérgio Cabral, disse que está havendo um aumento gradativo de casos nos últimos anos em decorrência da Sesap disponibilizar o acesso ao diagnóstico, principalmente através do teste rápido, e a população estar mais consciente.

Segundo tabela divulgada pela Sesap, o Rio Grande do Norte registrou no ano de 2014, um total de 296 casos de Aids; em 2015, o número quase dobrou para 522 e 2016, os registros foram de 605 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário