terça-feira, 20 de março de 2018

Sesap e Ministério da Saúde reforçam ações de prevenção à raiva em animais silvestres

O Rio Grande do Norte foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o primeiro estado do Brasil para participar de uma pesquisa nacional que investigará os casos de raiva em animais silvestres, especialmente as raposas. A coordenadora nacional do Programa de Controle da Raiva, Silene Rocha, está no estado para conduzir a pesquisa.

Ontem, 19, os coordenadores regionais e municipais de controle da raiva e representantes do Laboratório Central do Estado (Lacen) estiveram reunidos na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para uma apresentação de dados e relatos de experiências de como está o controle da doença em cada município.

Hoje (20) uma equipe da Sesap e Ministério da Saúde visita o município de Extremoz e na quarta-feira (21) seguem para Caicó. O objetivo é investigar os casos de raiva em canídeos silvestres (entre eles raposas, cachorro-do-mato, coiote e etc), orientando a população como proceder com animais suspeitos de terem a doença e aplicar um questionário que servirá como modelo para uma ficha de investigação, que será usada em todo o país.


Em quinze anos, de 2002 a 2017, o Brasil registrou 400 casos de raiva em raposas, o RN tem 9% destes casos. Em 2017, quatro municípios do RN registraram casos positivos de raiva em raposas: Afonso Bezerra, Nísia Floresta, Parnamirim e Extremoz. Em 2018, até o mês de março, são três casos confirmados da doença nas raposas, sendo 2 em Caicó e 1 em São Bento do Trairi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário