sexta-feira, 16 de março de 2018

Sesap interliga unidades de saúde com cabeamento de fibra ótica

Segurança, economia e mais agilidade na transmissão de dados. Estes são os benefícios imediatos que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e, em consequência, a população potiguar usuária dos serviços do SUS, terão com a interligação do sistema através do cabeamento de fibra ótica. A novidade está sendo implantada através de parceria com a UFRN, por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), com previsão inicial de implantação em 21 unidades de saúde do RN e previsão de término até o final deste ano.

A estimativa de valor investido no projeto gira em torno de R$ 1,2 milhão, recursos que serão recuperados com a economia na locação do serviço a terceiros, no prazo de um ano, a contar da conclusão da instalação dos cabos. O serviço de locação na transmissão de dados abastecerá 21 unidades de saúde da Secretaria (como hospitais, laboratório, centro de reabilitação, etc), que serão as primeiras unidades contempladas com o cabeamento ótico, na Região Metropolitana de Natal.

Projeto semelhante já foi implantado na Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed/RN), que também será beneficiada com a ação, expandindo a sua rede para inclusão de videomonitoramento em outras áreas da cidade e fazendo com que a Sesap seja pioneira na propagação dessa interligação. O suporte, manutenção e gerenciamento do serviço estará sob a responsabilidade da RNP.

O subcoordenador de Informática da Secretaria, Chander Oliveira, explica as vantagens da inovação: “Esse cabeamento nos deixará em proximidade com o serviço de saúde, porque o cerne da iniciativa da RNP é justamente fornecer essa comunicação ampla, regional, com o Brasil e com o mundo, trazendo tecnologias de ponta e facilitando o acesso”, afirma. Depois dessa primeira fase, após sua aprovação, o custo da expansão do serviço ganha uma redução de 40%.

Cabeamento

A informatização, atualização e reorganização da arquitetura da rede de serviços com interligação através de cabeamento de fibra ótica já é realidade em várias partes do mundo. Torna os ambientes mais práticos, ágeis e seguros. Informatizar as informações e torná-las disponíveis aos gestores é extremamente relevante. Com softwares de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos,  é possível, por exemplo, acompanhar com mais celeridade e segurança dados como indicadores de funcionamento, quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário