quinta-feira, 14 de junho de 2018

Sesap/RN amplia atendimento odontológico do CER


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) está incrementando o atendimento odontológico do Centro Especializado em Reabilitação (CER, antigo CRI) com a implantação de três novos consultórios e a ampliação do atendimento a pacientes portadores de fissura labiopalatina. A Sesap já iniciou a compra dos novos equipamentos que serão destinados a dois consultórios que atendem à demanda com equipamentos antigos e um terceiro consultório será implantado para a prestação de serviço a pacientes com fissura labiopalatina. Com a aquisição dos equipamentos e instalação dos novos consultórios, o serviço odontológico aumentará a capacidade que hoje é de 24 para 48 pacientes por dia. O investimento total será de cerca de 100 mil reais.

De acordo com a chefe do Ambulatório do CER, Suily Alencar, a criação do Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Fissurado (NAIF) fez surgir a necessidade de um terceiro consultório exclusivo do NAIF para a prestação de serviço ambulatorial aos pacientes com fissura labiopalatina.  “O consultório será instalado em uma nova sala, com capacidade para atendimento tanto no pré-cirúrgico, fazendo o preparo de boca para realização das cirurgias plásticas e ortognáticas que são necessárias ao longo do tratamento para a completa reabilitação destes pacientes, quanto para o tratamento preventivo, restaurador e ortodôntico nestes pacientes nos intervalos entre as cirurgias. Toda a parte cirúrgica se dará em um outro centro especializado dentro de um ambiente hospitalar”, explica  Suily.

Os pacientes com fissura labiopalatina que ainda não são cadastrados no NAIF deverão procurar o ambulatório do CER com uma ficha de referência feita por um médico, ou dentista, um fonoaudiólogo, ou mesmo um enfermeiro, encaminhando este paciente para o serviço social do CER, que o encaminhará para o NAIF onde passará pelo processo de avaliação e acolhimento para ser direcionado aos diversos especialistas, como pediatra, otorrino, geneticista, nutricionista, fonoaudiólogos e ao serviço odontológico. De acordo com a necessidade, o CER também pode encaminhar o paciente para a cirurgia via Tratamento Fora Domicílio (TFD). O tratamento cirúrgico atualmente é feito fora do estado via TFD, onde o paciente conta com todo apoio da Sesap com orientação, passagens aéreas e hospedagem, inclusive nas consultas de retorno.

A equipe odontológica do CER é composta de oito profissionais sendo seis odontopediatras, que já atendem os pacientes com diversos tipos de deficiência, um dentista clínico geral e um ortodontista que trabalharão na reabilitação dos pacientes com fissura. Os novos consultórios entrarão em funcionamento tão logo sejam concluídos o processo de compra e a instalação dos novos equipamentos.

Na opinião de Suily Alencar, que também é responsável pelo NAIF, a melhora do setor odontológico do CER é um grande ganho para a população tanto para os pacientes com múltiplas deficiências que são atendidos no nosso centro como para os pacientes com fissura palatina que agora não precisarão mais se deslocar para outro estado para fazer tratamentos ambulatoriais. “Eles agora poderão ser feitos aqui, melhorando as condições de sua reabilitação, oportunizando ainda atendimento multidisciplinar, o que permite o desenvolvimento adequado a estes pacientes”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário