quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Equipe Multidisciplinar do Hospital Walfredo Gurgel está habilitada em alta complexidade



O Ministério da Saúde (MS) habilitou a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) em procedimentos de alta complexidade. A autorização foi concedida através da assinatura de uma Portaria Ministerial, em uma solenidade na manhã da última segunda-feira (17), que contou com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, do secretário estadual da Saúde Pública, Sideny Domingos, e do secretário municipal de saúde, George Antunes, na sede do órgão federal, na capital potiguar. Com a habilitação, o HMWG passa a receber repasses da ordem de R$ 926.420,22 anuais do Governo Federal, a fim de manter e investir no serviço.

Criada há sete anos, a EMTN realiza a busca ativa para pacientes que estejam em regime de jejum por mais de 48h, a fim de evitar e restaurar quadro de desnutrição hospitalar. Atualmente o grupo é composto pelos médicos, José de Sousa Xavier (coordenador da equipe), Zaulene Jales Queiroz Assis, Alfredo Máximo Grilo Jardim e Carmen Melo do Vale, pelas nutricionistas, Danielle Damasceno Silvestre, Maria da Conceição Davim (coordenadora administrativa) e Rita de Cássia Tavares de Oliveira, pela enfermeira, Danielle Mirella de Araújo e pelas técnicas de enfermagem, Joelza Lima da Silva e Marluce Duarte Luiz e pela farmacêutica, Silvana Régia Torquato de Gouveia.

O trabalho da Equipe ainda possibilita: a redução da permanência e a diminuição do risco de infecção hospitalar. A EMTN também desenvolve ações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde (MS) como a vigilância na administração de dietas enterais, prescrição e controle de terapia nutricional parenteral, controle e supervisão da terapia nutricional enteral, respostas aos pareceres solicitados pelas diversas especialidades, além de ações educativas.

Segundo a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, não é mais possível pensar a assistência no Walfredo Gurgel sem o trabalho da EMTN. “Há sete anos que este trabalho foi iniciado e os resultados sempre justificam sua permanência. Vários pacientes chegam aqui com quadro de desnutrição acentuada, o que dificultaria demais a resposta medicamentosa ao tratamento. Mas através da atuação destes profissionais já foi possível salvar muitas vidas”, afirma.

Desde 2011 atuando como coordenador da equipe, Xavier diz que todos os profissionais que já passaram pela EMTN, assim como os atuais, foram de extrema importância para este processo de credenciamento. “Tivemos, e ainda temos, a sorte de contar com pessoas muito comprometidas. Este é um trabalho que já dura sete anos e que a partir de agora contará com recursos próprios para oferecer uma assistência ainda melhor ao paciente que precisar de terapia nutricional”, afirma.  

Para 2019 a maior unidade de Saúde Pública para atendimentos do trauma também busca a certificação em alta complexidade junto ao MS para a especialidade de ortopedia e para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Já passaram pela EMTN: os médicos, Sérvulo Azevedo Dias Júnior, Eduardo Ronald da Costa e Patrícia Lizandro Labernaz, os enfermeiros, Kadidja Batista de Araújo, Cilane Cristina e Hylana Barbosa, e as nutricionistas, Francisca Selma de Meneses Barros e Helana Maria Barbosa Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário